mapa do mundo

mapa do mundo

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O PETRÓLEO

O petróleo
      Para dar uma idéia da importância assumida pelo petróleo na segunda metade doséculo XX,costuma-se dizer que, se ele repentinamente desaparecesse da face da Terra,o mundo ficaria imobilizadoe vazio. Por que, além da energia que sua combustão fornece e que movimenta mais da metade das máquinas existentes no mundo, o petróleo está na origem de uma infinidade de subprodutos que constituem a paisagem terrestre.
      No princípio, foi apenas a luz das tochas nas caverna de alguns privilegiados que, ao procurarem sal, encontraram um óleo grosso, escuro e mal cheiroso, capaz de inflamar-se e manter-se aceso por muito tempo.
      Bem mais tarde, em meados do século XIX, quando começaram a desenvolver-se as indústrias,os homens tiveram necessidade de um combustível mais barato ede mais fácil transporte que o carvão mineral. Cavaram-se os primeiros poços e o óleo jorrou abundantemente para as fornalhas das caldeiras. A utilização do petróleo tornou-se mais intensa quando, através de novas técnicas, foi possível separar o óleo bruto em seus diversos derivados, cada um com suas destinação específica: gasolina de aviação, gasolina automotiva, querosene, óleo diesel, óleo combustível e gás.
        Até então, porém, o petróleo era usado apenas como combustível. Mas aí, já em pleno século XX, o homem conseguiu, atravpes de determinados processos químicos, criar uma nova substância. Começa a Idade do Plástico. Hoje, é incalculável o número de produtos e subprodutos que os engenheiros conseguem fabricar com o petróleo: matéria plástica, borracha, espumas, canos PVC, telhas, brinquedos, móveis, utensílios domésticos,máquinas, peças e acessórios da indústria automobilística, botões, tintas, coranrtes, embalagens, roupas, fertilizantes e uma infinidade de outros produtos.
         Atualmente, diante das prespectivas de se esgotarem as reservas de petróleo, buscam os homens outras fontes de energia, para que o mundo não volte novamente à Era das Cavernas.PET

Nenhum comentário:

Postar um comentário